O que é MySQL

O que é MySQL

MySQL é um sistema de gestão de bases de dados relacional que permite armazenar dados de forma organizada e com baixa redundância, possibilitando a manipulação posterior dos dados armazenados. O denominado MySQL utiliza a linguagem SQL para fazer a manipulação dos dados e das estruturas onde esses mesmos dados são armazenados. SQL significa Structured Query Language e foi originalmente desenvolvida pela IBM a partir de um modelo relacional criado por Edgar Frank Codd em 1970. Nos dias de hoje a norma da linguagem SQL é mantida pela ISO, sendo que a norma mais recente do SQL tem a designação de ISO/IEC 9075 de 2008.
MySQL
O MySQL utiliza SQL standard na maior parte da sua sintaxe. Outros elementos adicionais que possam ser utilizados na sua sintaxe derivam de outros SGBDR como Oracle, o que permite facilitar as normalizações futuras.

MODELO RELACIONAL

O modelo relacional utilizado em MySQL foi concebido em finais dos anos 60/inicio dos anos 70 por Edgar Frank Codd. Já nos anos 70 Jason Chen teve a sua quota parte no sucesso da linguagem ao salientar a importância da modelização entidades-relacionamentos. De acordo com a sua ideia, os dados referentes a qualquer entidade podem ser arrumados em entidades relacionadas entre si. As entidades poderão representar coisas físicas susceptíveis de serem descritas e caracterizadas através de propriedades como por exemplo, produto, local, quantidade. Podem também representar eventos ou qualquer outro tipo de propriedade que pretenda ser armazenada para mais tarde consultar.
O modelo relacional é a base do conceito de todos os SGBDR modernos como o DB2, Oracle, SQL Server ou MySQL e foi desenvolvido para resolver as anomalias que existiam nos sistemas de gestão anteriores no que toca à actualização e remoção de informação. Um dos motivos do sucesso deste modelo prende-se com o facto de conseguir criar uma separação entre duas perspectivas ou dois métodos de manipulação dos dados, a visão lógica e a visão interna.

CONCEITOS BÁSICOS DE MYSQL

Dentro do modelo relacional toda e qualquer informação deve ser arrumada em relações que podem ser representadas por tabelas, mas uma vez que o modelo relacional foi baseado na teoria matemática dos conjuntos, numa relação todas as linhas têm de ser distintas, não podendo haver duas linhas iguais, sendo que a ordem é irrelevante.
Ainda dentro do modelo relacional existem alguns conceitos importantes a conhecer:
  • Relação: A relação é a estrutura do modelo, que também é conhecida (ou mais conhecida) como a tabela, sendo uma estrutura bidimensional com um determinado esquema.
  • Atributo: O atributo é um campo onde irão ser inseridos dados dentro da tabela, e está inserido numa coluna na tabela, que determina o tipo de atributo e o que irá ser inserido nos campos.
  • Linha: Cada tabela terá uma ou mais linhas que serão as instâncias da mesma, sendo que cada linha é independente de todas as outras, não havendo redundâncias.
  • Domínio de atributo: Determina a gama de valores que o atributo pode assumir
  • Cardinalidade da Relação: Determina a quantidade de linhas da relação

ESCLARECIDO CARO LEITOR?

Esta foi uma breve introdução e apresentação daquilo que é o MySQL. Introduzimos apenas uma pequena parte daquilo que é o mundo MySQL e as suas potencialidades. Se tiver alguma dúvida ou sugestão relativamente ao tema utilize os comentários e deixe a sua opinão!
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário